The Kangaroo Post

Hopping from one thought to another... now in Mozambique!




VB Rocks


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Quando todos vocês pensavam que a cadeira de Informática não servia para rigorosamente nada, eis que eu vos surpreendo... sim incrédulos, o Visual Basic tem mesmo alguma utilidade!

Então não é que aqui o je, na sua qualidade de representante dos alunos de economia do 3º ano no Conselho de Representantes, e representante eleito para a marcação de frequências resolveu criar um programinha para verificar eventuais incompatibilidades...

O que vos pode parecer uma tarefa aborrecida mas vulgar, depressa se torna num verdadeiro quebra-cabeças. Conseguir marcar 40 e tal frequeências num espaço de 11 dias sem arranjar incompatibilidades ou conflitos é MUITO complicado, posso garantir-vos.

São as indisponibilidades dos professores. São os caprichos dos professores "da casa" que só fazem frequências no dia x ou y. São dezenas de pessoas a fazer duas cadeiras ao mesmo tempo (e que não vos passaria pela cabeça, género cadeiras do 1º e do 4º ano...). São os alunos com curriculum completo que querem a máxima distância entre frequências.

São os lobbies, também conhecidos como "amigos" que metem uma cunha para esta frequência não ficar muito perto daquela. São os represntantes de cada ano e curso a querer puxar a brasa à sua sardinha.

Em suma, isto é complicado. Até agora o que havia era um prograzito que dizia quantas pessoas faziam a cadeira x e y. O que era sem dúvida útil, mas com 45 cadeiras por curso, dava 45*45 = muitos números sem relação nenhuma.
E então as frequências eram + ou - marcadas como um tiro no escuro, em que devido a estarmos numa universidade católica, se rezava muito para que muita gente não ficasse prejudicada e irrompesse pelo gabinete da D. Laura a dizer que tinha 3 frequências no mesmo dia à mesma hora (o que era mais frequente do que vocês pensam...).

Pois e então? Criei uns algoritmozinhos em visual basic (aquela coisa estranha que se dá a informática...) e voilá. :D
Agora temos um programazinho que nos avisa sempre que existe um aluno com duas frequências no mesmo dia, além de nos avisar quantos alunos existem com cadeiras próximas umas das outras.

Como calculam, isto ajuda IMENSO a marcação das frequências. Assim garante-se a inexistência de conflitos, e pode-se dar algumas garantias ao nível de marcação de frequências (p.e. agora está garantido que não existem duas cadeiras com mais de 4 pessoas inscritas simultaneamente com uma distância inferior a 24 horas entre frequências).

Depois nos termos estafado a fazer a marcação a D. Laura aceitou à primeira. O que é sinal de que a coisa até funciona!
Claro que existem sempre pessoas que reclamam... mas believe me, I did my best.

Moral da história: meninos e meninas, o VB rocks!



About

    bem vindo ao kangaroo post. eu sou o diogo. e este é o meu blog.

    Porquê Kangaroo Post? Simples. Gosto de kangurus. Ah, e também já vivi na Austrália.

Keep in touch

AIM Icon MSN Icon Yahoo Icon Google Talk Icon .Mac Icon Skype Icon Facebook Icon Facebook Icon

Kangaroo Post Webgallery

Previous Posts

The Post's Archive

Recently posted back

Keep Updated with RSS

    RSS Photo RSS