The Kangaroo Post

Hopping from one thought to another... now in Mozambique!




O Fim de Semestre, take one


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Pois é, todos nós já sabemos como é...
Chegam de mansinho as férias de Natal e quando damos por isso pumba! lá estão as frequências e os deadlines para os trabalhos.

Este semestre não ia ser diferente não é?

Depois de empanturrar com mais bolos que o Cavaco Silva (ups) e de estar em letargia durante 3 dias devido à quantidade abstrusa de filhoses (ou sonhos, como queiram) que comi, percebi que faltavam uns dias para as frequências e adivinhem lá... ainda não tinha estudado nada!

Também não é nas vésperas da passagem de ano que um tipo vai estudar certo? Certo.

E começou a saga. Frequências atrás de frequências além do meu muito estimado trabalho de Organização Industrial, que devia estar quase acabado e ainda nem começado estava. Pois.
Como o último trimestre foi passado a aturar consultoras (como os leitores fiéis sabem... lol), e a dar DEZ HORAS E MEIA de aulas por semana, além de explicações, digamos as coisas não estavam muito bem assimiladas... e a performance não foi das melhores. Triplo sniff, cof cof.

Mas o melhor estava para vir... o trabalho de oi (ainda não perceberam que é organização industrial???). Como bons portugueses que somos, e auxiliados por dois companheiros de grupo a quem o sangue lusitano corre especialmente nas veias, fizemos tudo à última da hora. E tivemos quase para nos chatear, não fossem as qualidades de moderador de conflitos que aqui o Je tem! (Olha uma carreira na ONU, hem?)

Depois de ter pedido encarecidamente aos membros do clube que pelo menos lessem a porcaria do relatório da Anacom, passado um mês 2 deles ainda nem sabiam que documento era esse. Passado mês e meio já sabiam que documento era. A uma semana dos dois meses já tinham impresso o mesmo. Dois meses depois tinham-no "desfolhado". Não tá mau.

Chegamos nós a 3 dias da data de entrega (nós gostamos da adrenalina) e tirando aquilo que eu tinha feito não havia mais nada. ó kapa. Sabem qual é o problema dos trabalhos de grupo? Ter que se trabalhar em grupo (eu sei, eu sei). Ninguém faz nada a não ser mandar bitaites sobre o trabalho do outro. Dentro do meu grupo, distinguiam-se 3 tipos de colaboradores:

---
DISCLAIMER: para os leitores mais sensíveis, aconselha-se a passar à frente os próximos 3 parágrafos uma vez que os mesmos podem ferir susceptibilidades. Note-se que os mesmos não reflectem a opinião do autor, mas são antes uma caricatura e/ou crítica realizada devido à necessidade premente de cortar em alguém e de hoje estar especialmente bem disposto. Ou isso.
---

O Tipo 1 não percebia nada do que estava a dizer mas mandava uns bitaites. Ainda por cima uns bitaites daqules vazios, ocos, mesmo nada a ver. O engraçado é que ele achava que sim. Típico Portuga.
O Tipo 2 não percebe nada de nada e não manda bitaites. Está calado e quando lhe pedimos para fazer qualquer coisa pergunta-nos como se faz. Até ao ponto de nos perguntar como queremos uma tabela! Tem "falta de iniciativa" escrito na testa.
O Tipo 3 até se desenrasca, sem ele não tinha havido trabalho mas não sabe gerir situações de crise. Em alturas mais sensíveis tem tendência a desatar aos berros e a mandar vir com o Tipo 1 e o Tipo 2 (não sem razão, mas pronto). Aí entra em cena o mediador de conflitos.

Ora bem, depois de analisar a situação e ver o tempo a esgotar-se eu e o Tipo 3 (já devem tar a ver quem é...) decidimos despachar o Tipo 1 e 2 para casa (sort of) e tomar conta da situação.
And the story begins...

Segunda à noite.
Católica a abarrotar. 2 tipos precisam de uma sala. Urgente. Hummmmmm... quem é monitor de tcd quem é?

"Boa noite, somos monitores de tcd e precisávamos de uma sala de informática para preparar as aulas do próximo semestre"
"Errrr.... concerteza"

Cool. Or not.
44 horas seguidas na católica (sim leram bem, quarenta e quatro sem direito a kit kat). Com uma directa em cima e com as olheiras a chegarem-nos ao umbigo saímos na madrugada de Quarta com a sensação de dever cumprido.
Entretanto já tinham aparecido os outros 2 membros a meio de Terça com... duas página cada um! Not bad...

Como o trabalho era para entregar até Terça (got it?) ainda tinha de ser encadernado... eu, com uma gripe, afónico (more on this latter) e quase a cair para o lado de morto que tava confiei a encadernação aos Tipos 1 e 2, que estavam ainda em condições. O resultado, como devia ter adivinhado não podia ser grand chose.

Então não é que aqueles marmanjos me entregam um trabalho para a directora da faculdade numa daquelas capas de plástico em que se tem de furar as folhas para entrarem nos 2 suportes metálicos??? Profissional hem... nunca deviam ter ouvido falar em baguetes! Geeeish.

Já eu dormia o sono dos justos quando o dito cujo foi entregue à socapa, na madrugada de quarta na respectiva gaveta do professor respectivo.

(to be continued...)


6 Posted back about “O Fim de Semestre, take one”

  1. Anonymous O TIPO 1... :) 

    OH meu granda caramelo!!
    Tens todo o direito de opinar sobre a situação, mas aqui o rapazito, como Tipo 1 que é, tem de mandar o Bitaite do costume e n consegue ficar caladito.

    Ponto 1: Qual é a parte do "Trabalho de Grupo" que vocês não perceberam?; pois pq o combinado era cada um em casa a fazer a sua parte e a comunicar entre si. Os meninos é que foram para a faculdade sem dizer nada!

    Ponto 2: Diz aí um sitio onde se pode ir encadernar um trabalho à 1 da manhã!!? Sim pq enganaram-se na loja do Colombo e nem impressão nem encadernação depois de eu ter feito a Av. Lusiada a 180Km/h...
    Ainda tivemos que imprimir tudo,corrigir uma coisa que tava em.pdf e arranjar uma capa nos confins dos armários!

    Ponto 3: Bem, o mérito tem que ser dado aos que tiveram a iniciativa de fazer grande parte do trabalho, embora na minha modesta opinião, não é assim que se trabalha,e nunca nos juntámos os 4 para o fazer. Só mm nas reuniões estivemos os 4, e nem em todas :P

    P.S.: Como em Economia Internacional, cada país deve produzir o bem no qual possui vantagem comparativa, deste modo, acho que aqui o Tipo 1, como bom TUGA, desenrascou-se muito bem na apresentação (que modéstia...lol).
    E no fim, tudo está bem quando acaba bem, e aquele 19 soube a gingas!!!

    AOS INTERVENIENTES, O MEU MUITO OBRIGADO E ACHO QUE DEVEMOS É COMEÇAR A PENSAR NO I.V.A.

  2. Anonymous Anonymous 

    Ora bem...aki o tipo 2 tem de fazer alguns reparos, para além dos já, muito bem, feitos pelo tipo 1:

    Em 1º lugar, aki os tipos 1 e 2 passaram o semestre todo a dizer aos tipos 3 e 4 (que já será definido) que era melhor começarmos a trabalhar. Porém, estes após consultarem as suas preenchidas agendas diziam sempre que não tinham tempo...o típico Tuga, estão a ver?

    Em 2º lugar, e como já foi referido pelo tipo 1, é muito dificil, e reparem que "ainda" nos encontramos no ano 2005, de os tipos 1 e 2 saberem que os outros dois tipos iriam realizar o trabalho de grupo, quando estes não disseram nada! (voltem a rever o 1º ponto...) Talvez um dia para além de ser possível comunicar com o além (quem não percebe perdeu uma bela aula de telecomunicações) passe a ser menos impossível lermos as mentes dos outros...até lá só pedimos que usem as novas tecnologias... 91... é verdade!!!

    Em 3º lugar, quando os tipos 1 e 2 chegaram ao pé dos tipos 3 e 4, estes já tinham feito mais de metade do trabalho. Isto até parece muito porreiro, mas de facto não é! Ora tentem entrar num trabalho destes a meio e experimentem meter uma virgula onde ela falta. Pois é...parece um pouco mais complicado do que se pensa! é que a verdade é que aqui o tipo 2 preferia ter estado presente e ter participado no trabalho desde o inicio (...se tivesse sido avisado) e escusava de fazer uma pergunta que à partida parece ser estúpida, mas que até se revela inteligente. Ora se o trabalho já se encontrava num estado tão avançado como querem que a tabela fique? tipo...formatação e outras coisas do género! é óbvio que eu não perguntei aos senhores professores como é que se faz uma tabela, pois isso, felizmente, até sei fazer!

    4º ponto...leram bem akela parte do...até apareceram com uma pagina feita... é preciso ter lata... é que não bastou terem gostado do que leram para fazerem eles tudo outra vez... obrigado pelas pestanas que queimei quando podia ter estado a dormir!!!

    5º lugar...o caso da baguete...reparem que se os tipos 3 e 4 tivessem avisado os tipos 1 e 2 que iam fazer o trabalho, estes, como é obvio, teriam aparecido e portanto o término do trabalho ter-se-ia dado, com certeza, bem mais cedo do que o que se deu! Com isto, o trabalho teria sido encadernado, como qualquer professor gosta/merece, numa papelaria de jeito e não em casa do tipo 2 às 2h da manhã! (peço desculpa por no meu estaminé não ter baguetes à venda, mas já contactei com o meu fornecedor e dentro de pouco tempo estará disponível!)

    6º ... muita coisa poderia ser dita... fikem-se pelos pensamentos!

    Poix é...e falta descrever o tipo 4...aquele que vos pareceu perfeito (lol)

    Tipo 4: o tipo que deixa andar pq tem muito que fazer (nada contra), mas como sabe que sozinho consegue fazer aquilo, não se vai preocupando até ao dia, em que vê que os outros também têm de entrar, se não, não é bem um trabalho em grupo e o professor vai estranhar a apresentação!

    No fim de contas à que dizer que todos estes tipos são muito porreiros e que continuam a fazer trabalhos de grupo juntos... há que ter fé irmãos!!! :)
    P.S.: Esperemos que a “Contratação de Inverno” nos faça ganhar a Champions League!!! :)

  3. Anonymous Anonymous 

    Apenas LINDO!!
    Vocês dão demais!! looool

    Magui

  4. Anonymous Tipo 3 

    OK. I am the Missing Link.
    Primeiro comecemos pela etimologia das palavras referenciadas (enfim, não tenho mais nada para fazer na quasi-véspera de uma frequência)...

    Tipo 3 - tem tudo a ver comigo. Acertaste em cheio Diogo: repare-se, quem é o tipo que mais vezes "tipo" diz por unidade temporal? Tipo... só eu mesmo! Vocês sabem do que é que eu estou a falar... "tipo" encaixa que nem uma luva no meu perfil. #3 - este número também tem tudo a ver comigo. Ora veja-se: Número impar, tal como a minha personalidade, que denota perfeição em todos os seus sentidos. Princípio, meio e fim... É também o número que represanta a virilidade masculina, basta somar os órgãos e chegam lá...

    Bem, mas deixemos de falar de mim, já devem tar a pensar que sou egocêntrico e que qualquer dia até penso em criar um blog, mas na verdade estou ainda mto longe disso... :p

    Como já perceberam que costumo ser directo, vou entrar logo no assunto que tão pertinentemente viemos a discutir. Então o Sr. Tipo 4 acha que o "Je" até se desenrasca? Fica aqui solenemente afirmado que eu lutei contra ventos e marés, percorri vales e montes, e quantas noites de sono perdidas para fazer entender Vossas Excelências qual o melhor tópico a abordar em tal apalavrado trabalho.
    E, como se isso não bastasse, o "Je", numa clara manifestação de Ética, só não começou a fazer o trabalho mais cedo porque vocês não tinham disponibilidade e seria muito injusto adiantar o trabalho... resultado? O trabalho começou a ser feito sensivelmente 36 horas antes do deadline.

    Ah, e não venham o Tipo 1 e 2 dizer "ah e tal porque é jovem" e porque eu também não tinha disponíbilidade, como ouvi dizer por aí pá, troca não troca, porque eu queria organizar a minha vida pá, e vocemesses ainda nem tinham lido a grande obra entitulada de "Relatório Banda Larga ANACOM". De forma grosseira subscrevo as opiniões do Tipo 4 sobre os restantes membros, embora tenha de referir que críticas tão explícitas têm de passar 1º pela aprovação da minha pessoa, não fosse eu o membro fundador e honorário deste grupo.

    Agora vem a parte que estão a espera... a minha crítica em relação ao Tipo 4. O Tipo 4 é de facto um tipo muito perfecionista, faz lembrar o Moi quando era criança e perdia mais tempo com o design do que com o conteúdo. Felizmente, eu cresci! Agora vamos meter ciência económica na coisa. 2 factores, design e conteúdo, que produzem 1 bem, o trabalho. Ora o Tipo 3 e o Tipo 4 tinham de decidir as suas afectações de recursos na produção desse bem, que era produzido diferenciadamente por cada um (isto na noitada). Refira-se que o Tipo 3, que apostou no conteúdo, viu a sua Produtividade muito elevada, tendo mesmo praticamente acabado a sua "parte" a meio da noite. O Tipo 4, apostou mais no design, tendo perdido horas(!) numa discussão se o símbolo da capa deveria ficar 1 cm mais a esquerda ou não. Claro que o a Produtividade do Tipo 4 durante essa noite não foi tão alta. Veio o dia, e quando se esperava que o Tipo 4 finalmente engrenasse no conteúdo, começaram-se a fazer sentir os efeitos do cansaço. Produtividade a descer cada vez mais...

    Quando chegaram os tipos 1 e 2, dada a limitação de recursos, verificou-se que tanto a Produtividade marginal do Tipo 3 como do 4 desceram. Quando estamos os 4 a discutir uma coisa que pode ser feita só por 1 é normal que se demore ainda mais tempo... por isso, Tipo 2, as tabelas eram para ser feitas só por ti, se eu ou o Tipo 4 te fosse auxiliar mais valia sermos nós a fazê-las...

    Já nas horas derradeiras de quão fatídico trabalho, quando eu decido tratar das tabelas, começo a notar que a Produtividade Marginal do Tipo 1 e 4 se torna negativa. Quem no seu juizo normal troca uma frase totalmente correcta por... tótó?? (voces perceberam)

    Agora expliquem-me, como é possível que o Tipo 3 não perca as estribeiras e comece a ralhar com todos?

    Bem, já tou farto de escreber,
    Cumprimentos,

    Tipo 3.

    P.S: Tipo 4, se pró IVA usarmos o mesmo design que neste trabalho, poupamos 12 horas de discussão! Que achas?

  5. Anonymous Tipo 1 

    Bem, deste último comentário, mais uma vez fica posta em evidência a objectividade que transpira dos poros do Tipo3, o que é sempre bom num grupo!

    Assim sendo, a cena mais linda foi o comentário final. E já que a professora de comportamento também adorou os slides, acho que podemos mantê-los :)))

    Com isto aguarda-se as cenas dos próximos episódios pois novo trabalho se avizinha.

    P.S.:Quanto a vocês não sei, mas acho que o legitimo detentor deste animado Blog, deveria encerrar este capitulo com um comentário final.

    OPINA LÁ CARAMELO!!! :p

  6. Blogger Diogo 

    Bom... dada a extensão deste post e respectivos comentários, ficarão os memos arquivados para referência futura e declaro como encerrado o tópico.

    :)

    Ando a preparar um comentário final que será publicado em espaço nobre quando achar adequado e conveniente.. o que significa que deverá ser hoje! :D

Click to post on The Post


About

    bem vindo ao kangaroo post. eu sou o diogo. e este é o meu blog.

    Porquê Kangaroo Post? Simples. Gosto de kangurus. Ah, e também já vivi na Austrália.

Keep in touch

AIM Icon MSN Icon Yahoo Icon Google Talk Icon .Mac Icon Skype Icon Facebook Icon Facebook Icon

Kangaroo Post Webgallery

Previous Posts

The Post's Archive

Recently posted back

Keep Updated with RSS

    RSS Photo RSS