Mercado de Maputo - Parte 1: As caras
Posted on Sunday, July 13, 2008 at 5:48 PM by Diogo | E-mail this post
Depois do brunch na Costa do Sol, uma visita ao Mercado de Maputo - aqui vende-se de quase tudo. Uma mistura de cores, sons, cheiros e pessoas. A avassaladora maioria das pessoas são mulheres. Vendedores de peixe, de fruta, de especiarias.
Sinto-me um peixe fora de água - não percebo se os olhares de curiosidade de devem à pele branca se por ter a câmara fotográfica pendurada ao pescoço, se simplesmente por não pertencer àquele espaço.
Os olhares de curiosidade rapidamente passam à conversa - "não vai nada patrão?"
"para quê fotografias? máquina tanto dinheiro", pergunta a primeira a meter conversa, entre um abanar de cabeça e um sorriso
Uma vendedora de fruta ri-se enquanto tiro fotografias ao perto das papaias... "também tem de pagar fotografia!"
Compro pequenas coisas a troco de meiza dúzia de meticais... amendoim, caju, uma fruta que nunca tinha provado e que vai causar gargalhadas por causa da cara que faço enquanto provo.
A senhora que me vende os amendoins pede-me para ver a fotografia que lhe tirei. "Ficou bonita" digo eu. Ela ri-se meio envergonhada mas acena com a cabeça. Prometo que hei-de voltar para lhe dar uma foto para ela guardar.
Mais à frente, uma vendedora de peixe que deve ter 80 anos oferece-se para posar para a câmara a troco de uma coca-cola... a expressão sofrida dos olhos pequenos e a pele curtida pelo sol garantem-me 15 meticais depois a melhor foto do mercado de maputo.
Não sabia que tinhas tanto jeito para a fotografia...estão muito boas!
Eu sei que te dou cabo dos teus comentários todos poéticos, mas "a pele curtida"?? então se ela é vendedora e passa o dia dentro do mercado tem a pele curtida do quê? do sal que o peixe emana? Só se ela também for pescadora, isso sim. Mas eu percebo te, à laia vai aqui um desfecho aos 80 anos que eu quero que a mulher tenha, e que por acaso se for a da foto dava lhe bem menos. A mulher não só está bem rijinha, denunciando um olhar bem esperto como ainda te deu bem a volta. Afinal, ganhou uns trocos e uma coca cola. EHEHEHEH!!! TANSO!!! ;)
Anónimo 1 - obrigado! Quem és? Só com uma linha não consigo perceber! lol
Anónimo 2 - tás boa? adoro ler os teus comentários... já te tou a imaginar de dedo em riste no ar a mandar bitates e a mandar vir... lol
Não sei se a senhora tem 80 anos ou não, mas pelo menos pareceu... a pele curtida tinha-a mesmo, já pensaste que ela pode ter trablahdo noutros sítios durante a vida (80 anos é muito tempo...)
Quanto à coca-cola... foi dada de boa vontade!
Até lhe tinha comprado duas! ;)
Acho que nos devemos ficar pelo jeito poético do Diogo... o jeito para as fotos vem de outra pessoa, né Molungo?
Excuse me? Estas quatro fotos foi aqui o Je que as tirou... com a tua lente, é verdade, mas o copyright é meu! :P
hihihihi ;) sabes bem que o nariz empinado e o dedo em riste fazem parte do package! Mas também sabes bem que não é só isso :) Estou com saudades gajo!!! E estou a ver um blog muito de viajante solitário... hummm, que andas para aí a esconder? ;)Não temos direito às fotos das wild parties?
PS: Forreta!!! Então porque é que não lhe destes as duas??? Sabes que as bebidas com gás só têm efeitos adversos em mim ;)