The Kangaroo Post

Hopping from one thought to another... now in Mozambique!




Mercado de Maputo - Parte 1: As caras


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...







Depois do brunch na Costa do Sol, uma visita ao Mercado de Maputo - aqui vende-se de quase tudo. Uma mistura de cores, sons, cheiros e pessoas. A avassaladora maioria das pessoas são mulheres. Vendedores de peixe, de fruta, de especiarias.

Sinto-me um peixe fora de água - não percebo se os olhares de curiosidade de devem à pele branca se por ter a câmara fotográfica pendurada ao pescoço, se simplesmente por não pertencer àquele espaço.

Os olhares de curiosidade rapidamente passam à conversa - "não vai nada patrão?"
"para quê fotografias? máquina tanto dinheiro", pergunta a primeira a meter conversa, entre um abanar de cabeça e um sorriso

Uma vendedora de fruta ri-se enquanto tiro fotografias ao perto das papaias... "também tem de pagar fotografia!"
Compro pequenas coisas a troco de meiza dúzia de meticais... amendoim, caju, uma fruta que nunca tinha provado e que vai causar gargalhadas por causa da cara que faço enquanto provo.

A senhora que me vende os amendoins pede-me para ver a fotografia que lhe tirei. "Ficou bonita" digo eu. Ela ri-se meio envergonhada mas acena com a cabeça. Prometo que hei-de voltar para lhe dar uma foto para ela guardar.

Mais à frente, uma vendedora de peixe que deve ter 80 anos oferece-se para posar para a câmara a troco de uma coca-cola... a expressão sofrida dos olhos pequenos e a pele curtida pelo sol garantem-me 15 meticais depois a melhor foto do mercado de maputo.
Posted by Picasa


6 Posted back about “Mercado de Maputo - Parte 1: As caras”

  1. Anonymous Anonymous 

    Não sabia que tinhas tanto jeito para a fotografia...estão muito boas!

  2. Anonymous Anonymous 

    Eu sei que te dou cabo dos teus comentários todos poéticos, mas "a pele curtida"?? então se ela é vendedora e passa o dia dentro do mercado tem a pele curtida do quê? do sal que o peixe emana? Só se ela também for pescadora, isso sim. Mas eu percebo te, à laia vai aqui um desfecho aos 80 anos que eu quero que a mulher tenha, e que por acaso se for a da foto dava lhe bem menos. A mulher não só está bem rijinha, denunciando um olhar bem esperto como ainda te deu bem a volta. Afinal, ganhou uns trocos e uma coca cola. EHEHEHEH!!! TANSO!!! ;)

  3. Blogger Diogo 

    Anónimo 1 - obrigado! Quem és? Só com uma linha não consigo perceber! lol

    Anónimo 2 - tás boa? adoro ler os teus comentários... já te tou a imaginar de dedo em riste no ar a mandar bitates e a mandar vir... lol

    Não sei se a senhora tem 80 anos ou não, mas pelo menos pareceu... a pele curtida tinha-a mesmo, já pensaste que ela pode ter trablahdo noutros sítios durante a vida (80 anos é muito tempo...)

    Quanto à coca-cola... foi dada de boa vontade!
    Até lhe tinha comprado duas! ;)

  4. Anonymous Anonymous 

    Acho que nos devemos ficar pelo jeito poético do Diogo... o jeito para as fotos vem de outra pessoa, né Molungo?

  5. Blogger Diogo 

    Excuse me? Estas quatro fotos foi aqui o Je que as tirou... com a tua lente, é verdade, mas o copyright é meu! :P

  6. Anonymous Anonymous 

    hihihihi ;) sabes bem que o nariz empinado e o dedo em riste fazem parte do package! Mas também sabes bem que não é só isso :) Estou com saudades gajo!!! E estou a ver um blog muito de viajante solitário... hummm, que andas para aí a esconder? ;)Não temos direito às fotos das wild parties?

    PS: Forreta!!! Então porque é que não lhe destes as duas??? Sabes que as bebidas com gás só têm efeitos adversos em mim ;)

Click to post on The Post


About

    bem vindo ao kangaroo post. eu sou o diogo. e este é o meu blog.

    Porquê Kangaroo Post? Simples. Gosto de kangurus. Ah, e também já vivi na Austrália.

Keep in touch

AIM Icon MSN Icon Yahoo Icon Google Talk Icon .Mac Icon Skype Icon Facebook Icon Facebook Icon

Kangaroo Post Webgallery

Previous Posts

The Post's Archive

Recently posted back

Keep Updated with RSS

    RSS Photo RSS