Não tem nada para fazer? Então aproveitem o sol, dêem um passeio até Belém, e façam como eu e a minha irmça que fomos ver a tão badalada exposição da Frida Khalo ao CCB.
Embora os quadros não sejam muitos, estão expostos alguns dos mais importantes e a exposição é uma verdadeira pechincha.
A coitada da Frida Khalo sofreu muito na vida.
Um surto de poliomielite em pequena deixou-a com uma perna mais curta que a outra. Em adolescente teve um acidente num autocarro que lhe provocou lesões na coluna para o resto da vida.
Fez três abortos involuntários, nunca conseguindo ter filhos.
Várias vezes hospitalizada, ficou acamada durante anos e anos, e na recta final da sua vida viu-lhe ser amputada a sua perna direita.
Como se não bastasse, o marido, o famoso pintor mexicano Diego Rivera, traiu-a com a sua irmã mais nova.
Como se as desgraças não chegassem, a nossa Frida tinha buço e não arranjava as sobrancelhas.
Ora é natural que todo este sofrimento trespasse para os quadros não concordam? Não percam, no CCB até 21 de Maio.
ps: ao contrário de alguns críticos que dizem que Frida pintava-se "inestética" porque não se queria subordinar aos padrões de beleza vigentes na altura, como se de um acto de rebeldia se tratasse, a minha interpretação foi outra (sim que eu quando quero também sou crítico... e muito). acho que a pobre mulher sofreu tanto que simplesmente pintava a sua realidade, da forma como ela a via e vivia (aliás, uma das muitas frases que lhe são atribuídas era qualuqer coisa do género... "eu não sou surrealista, simplesmente pinto a minha realidade"). e digamos que a vida nunca foi muito bonita para Frida.
Eu percebi a boca mas nunca deixei de gostar por dos quadros por ela se pintar com o bucinho... e sei que sofreu muito agora também não faças dela a santa Frida. Aliás o rol de homens e mulheres que foram seus amantes ultrapassa largamente as poucas aventuras de Diego...
Sim, tens razão, a Frida de facto não era nenhuma santa... e era bi e tudo.
Mas mesmo assim não achas que a pobre coitada sofreu um bocado de mais?
ps: errr.... já agora, que boca é que tu percebeste? deve ter sido alguma que até a mim me escapou...
Se virem o filme sobre a vida dela esclarecem muitas dúvidas ; )