The Kangaroo Post

Hopping from one thought to another... now in Mozambique!




Frida Khalo


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Não tem nada para fazer? Então aproveitem o sol, dêem um passeio até Belém, e façam como eu e a minha irmça que fomos ver a tão badalada exposição da Frida Khalo ao CCB.
Embora os quadros não sejam muitos, estão expostos alguns dos mais importantes e a exposição é uma verdadeira pechincha.



A coitada da Frida Khalo sofreu muito na vida.
Um surto de poliomielite em pequena deixou-a com uma perna mais curta que a outra. Em adolescente teve um acidente num autocarro que lhe provocou lesões na coluna para o resto da vida.
Fez três abortos involuntários, nunca conseguindo ter filhos.
Várias vezes hospitalizada, ficou acamada durante anos e anos, e na recta final da sua vida viu-lhe ser amputada a sua perna direita.
Como se não bastasse, o marido, o famoso pintor mexicano Diego Rivera, traiu-a com a sua irmã mais nova.
Como se as desgraças não chegassem, a nossa Frida tinha buço e não arranjava as sobrancelhas.

Ora é natural que todo este sofrimento trespasse para os quadros não concordam? Não percam, no CCB até 21 de Maio.

ps: ao contrário de alguns críticos que dizem que Frida pintava-se "inestética" porque não se queria subordinar aos padrões de beleza vigentes na altura, como se de um acto de rebeldia se tratasse, a minha interpretação foi outra (sim que eu quando quero também sou crítico... e muito). acho que a pobre mulher sofreu tanto que simplesmente pintava a sua realidade, da forma como ela a via e vivia (aliás, uma das muitas frases que lhe são atribuídas era qualuqer coisa do género... "eu não sou surrealista, simplesmente pinto a minha realidade"). e digamos que a vida nunca foi muito bonita para Frida.


3 Posted back about “Frida Khalo”

  1. Blogger escrevinhadora 

    Eu percebi a boca mas nunca deixei de gostar por dos quadros por ela se pintar com o bucinho... e sei que sofreu muito agora também não faças dela a santa Frida. Aliás o rol de homens e mulheres que foram seus amantes ultrapassa largamente as poucas aventuras de Diego...

  2. Blogger Diogo 

    Sim, tens razão, a Frida de facto não era nenhuma santa... e era bi e tudo.
    Mas mesmo assim não achas que a pobre coitada sofreu um bocado de mais?

    ps: errr.... já agora, que boca é que tu percebeste? deve ter sido alguma que até a mim me escapou...

  3. Blogger Rita 

    Se virem o filme sobre a vida dela esclarecem muitas dúvidas ; )

Click to post on The Post


About

    bem vindo ao kangaroo post. eu sou o diogo. e este é o meu blog.

    Porquê Kangaroo Post? Simples. Gosto de kangurus. Ah, e também já vivi na Austrália.

Keep in touch

AIM Icon MSN Icon Yahoo Icon Google Talk Icon .Mac Icon Skype Icon Facebook Icon Facebook Icon

Kangaroo Post Webgallery

Previous Posts

The Post's Archive

Recently posted back

Keep Updated with RSS

    RSS Photo RSS