Notícias de Domingo
Posted on Sunday, February 5, 2006 at 2:47 PM by Diogo | E-mail this post
Às vezes, acho pura e simplesmente que devia deixar de ler jornais.
Hoje foi um desses dias.
Logo na abertura: os inacreditáveis protestos por parte de alguns muçulmanos em resposta aos recentes cartoons que foram publicados num jornal dinamarquês.
Esses protestos, que tem toda a legitimitade e que percebo perfeitamente do ponto de vista do direito à indignação, perdem qualquer cabimento quandos se traduzem em queimar bandeiras e destruir embaixadas. Ponto. Alguém se lembra de reacções semelhantes no caso dos cartoons do Papa com o preservativo ou dos judeus a prostrar-se frente a um muro de lamentações onde se lia a palavra Hate?
Depois... a escalada diplomática (e esperemos que nos fiquemos por aí...) que se prevê no caso do Irão. O sr. governante fundamentalista lá para aqueles lados acha que o melhor mesmo é não ligar nenhuma aos srs. da ONU e simplesmente retomar o enriquecimento de urânio e afins... para fins energéticos! para fins energéticos??? Alguém se esqueceu de relembrá-lo que o Irão é o 2º maior exportador mundial de petróleo? CLARO que é para fins energéticos... principalmente se esse sr. for um fundamentalista islâmico que já disse que quer ver Israel varrida do mapa.
Ainda no Médio Oriente... o Hamas venceu as legislativas na Palestina. De facto, a democracia está longe de ser perfeita. Mas quem pode culpabilizar os palestinianos quando a única alternativa era a corrupção da Fatah? Só existe um pequeno problema... o Hamas não reconhece o direito à existência de Israel. Agora que a escalada de violência na palestina parecia por fim estar a terminar, com a "morte" de Sharon, a eleição do Hamas, e o caso dos cartoons, dúvidas levantam-se de novo. Até quando para termos finalmente paz?
Mas também por cá...
Bill Gates veio a Portugal. E nós tivemos que mostrar o nosso provincianismo (atenção: eu sou da província). Deus tinha descido à terra. Em primeiro lugar: acho verdadeiramente admiráveis os bilhões que Gates doa aos países subdesenvolvidos e o seu empenho em causas como a luta contra a Sida e a Malária. Só não acho tão admirável que esteja sempre a transformar esse gesto de beneficência num espectáculo de marketing... e que ninguém perceba. Assim como ninguém perceber que as "aulas" do génio gates à administração pública não passaram de... banalidades.
Fátima Felgueiras vai a Fátima agradecer os seus votos, mas não vai sozinha. Vai acompanhada de mais 2000 fiéis... da própria sra dona Fátima. Fiquei um bocado boquiaberto quando o ano passado assisti, a partir de Milão, à eleição da Fátima, do major e do nosso amigo de Oeiras. Mas lá está... é a democracia. Mas não será que devia haver uma leizita que proibisse a candidatura a cargos públicos a pessoas indiciadas judicialmente ou envolvidas em processos de corrupção?
Artigos do César das Neves. A estes nem vale a pena fazer comentários.
0 Posted back about “Notícias de Domingo”