The Kangaroo Post

Hopping from one thought to another... now in Mozambique!




Introducing... mr. Heckscher & mr. Ohlin


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Caso não conheçam, estes dois senhores têm-me andado a dar algumas insónias nos últimos dias.
Há pouco cheguei a algumas conclusões interessantes sobre estes personagens saídos directamente de um livro de economia internacional.

Primeiro... os ditos cujos senhores eram suecos, o que tem algumas implicações interessantes... nomeadamente ao nível do interesse que poderiam suscitar numa amiga... :P

Depois de muito dormir sobre o livro, fez-se luz na minha mente!
O Ohlin na verdade não passava de uma alcunha, porque na verdade era alentejano.
Usava este disfarce de nórdico porque caso contrário nunca teria conseguido que o Samuelson lhe emprestasse o nome para um gráfico do seu modelo... temos o exemplo do David Ricardo, que embora inglês, quis manter o nome e lixou-se... hoje já ninguém liga peva ao modelo dele!
A origem desta alcunha é remota, mas uma antiga lenda diz que a mãe de Ohlin, quando andava à sua procura nos montes do Alentejo fartava-se de berrar: oh Lino! oh Liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiino! E assim nasceu o nosso Ohlin (que se deve ler oh line, em homenagem aos gritos da mãe do dito cujo).

Quanto ao Heckscher era na verdade um algarvio que cheirava mal dos pés. Quando ia ter com o Lino para discutir as suas interessantes teorias económicas este queixava-se sempre: "Éhhh... que chêro!". De facto, naquela altura ainda não existiam ténis Nike anti transpiração. As repetidas queixas do Lino deram então origem ao nosso segundo personagem.

Estes dois senhores deram origem ao famoso efeito Rybczynski, também conhecido como efeito-que-não-sei-bem-qual-é-mas-também-não-me-quero-chatear.

No entanto, e numa grave injustiça histórica, o modelo ficou conhecido como Heckscher-Ohlin ("É que chêro ó Line") o que leva a que a maior parte das pessoas retire outras conclusões... no entanto, num rebate de consciência os suecos decidiram dar o nobel a um alentejano (o Lino, exactamente...) em 1977, repondo alguma justiça nesta história.

Ainda dizem que os economistas tem falta de imaginação... será que o coelhinho da páscoa já chegou? São quase 4 da manhã!



About

    bem vindo ao kangaroo post. eu sou o diogo. e este é o meu blog.

    Porquê Kangaroo Post? Simples. Gosto de kangurus. Ah, e também já vivi na Austrália.

Keep in touch

AIM Icon MSN Icon Yahoo Icon Google Talk Icon .Mac Icon Skype Icon Facebook Icon Facebook Icon

Kangaroo Post Webgallery

Previous Posts

The Post's Archive

Recently posted back

Keep Updated with RSS

    RSS Photo RSS