The Kangaroo Post

Hopping from one thought to another... now in Mozambique!




Day One - "tem calma patrão!"


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



E começou a aventura por este canto especial do hemisfério sul!

Chegado ao aeroporto, descubro que afinal não tenho ninguém à minha espera como me tinham dito. Telefonar para a technoserve, falar com a Ivone e esperar. Hora e meia.

Tal como na cidade do méxico ou em bogotá, também em maputo existe muita gente que vive de esmolas nos aeroportos. Assim que se vislumbra um branco a sair do controle de passaportes, vem uma dezena a tentar ajudar com as malas, a perguntar para onde vamos, a pedir uma moeda para a próxima refeição. Sente-se a aflição de ver tantos com tão pouco e de não ter nada para dar. Não tenho uma nota de cinco euros sequer, ficou em Lisboa para comprar a Economist. A reacção não é negativa, apenas de passividade.

Passa-se uma hora e não aparece ninguém. "Tem calma patrão" diz o rapaz que está vigilantemente a guardar as minhas malas. Já começo a entrar no mood local, mais que não seja por uma questão de sobrevivência. Aqui as coisas fazem-se com calma, não há pressas, há tempo, muito tempo. Vou ter de me habituar a isto - aqui não vou ter tudo resolvido eficientemente com um telefonema como estou habituado em Lisboa. Dizem-nos sempre isto e é verdade - a consultoria habitua-nos mal.

Finalmente o carro aparece. Quando entro três "ajudantes" estendem-me a mão à procura de uma moeda, mas já não tenho. "Aqui não é obrigado a dar" diz-me o Jaime, um moçambicano que é motorista da Technoserve há dez anos. "Não se preocupe, eles têm duas mãos não têm? não são aleijados...". Penso se em Lisboa teria sequer pensado na hipótese de dar esmola a alguém na rua. Mas parece que aqui é diferente, não sei porquê. Olha-se à nossa volta e pensa-se na sorte que temos e no quanto nos esquecemos de agradecer por isso.


2 Posted back about “Day One - "tem calma patrão!"”

  1. Anonymous Anonymous 

    Pois é mano!!! As coisas aí devem ser bem diferentes... e como dizes habitua-te à ideia de não conseguires tratar de tudo com um simples telefonema. LOL... (Pelo menos esperaste unicamente hora e meia e não quase um dia inteiro como em Ayres Rock eheh - episódio inesquecível - lol) A família aqui já começa a ficar com saudades.
    Diverte-te!!! =)

  2. Anonymous Anonymous 

    Não gosto que penses que aí é diferente. Melhor, não gosto de pensar no porquê de pensares que aí é diferente. Não te esqueças do que o Jaime disse. É uma opção de vida e não um condicionalismo de vida. Cada um toma a sua opção. Talvez se eles, com a atitude, educação, pensamento e tantas outras caracteristicas que lhes são natas, tomassem a tua opção seriam miseravelmente infelizes. Os caminhos são imensos. Os objectivos diferentes. Os resultados subjectivos.

Click to post on The Post


About

    bem vindo ao kangaroo post. eu sou o diogo. e este é o meu blog.

    Porquê Kangaroo Post? Simples. Gosto de kangurus. Ah, e também já vivi na Austrália.

Keep in touch

AIM Icon MSN Icon Yahoo Icon Google Talk Icon .Mac Icon Skype Icon Facebook Icon Facebook Icon

Kangaroo Post Webgallery

Previous Posts

The Post's Archive

Recently posted back

Keep Updated with RSS

    RSS Photo RSS